segunda-feira, 8 de outubro de 2012

QUEM É HEBE ALVES?




RESUMO CURRICULAR

Diretora, Atriz, Professora Doutora em Artes Cênicas. Graduada em Direção Teatral e Formação do Ator pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Atualmente, é professora da UFBA e leciona disciplinas práticas do Bacharelado em Interpretação Teatral e integra o corpo de professores permanentes do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA.

Hebe Alves recebeu o Prêmio Braskem de Teatro Homenagem Especial em 2008, pelo conjunto da obra e o Prêmio Braskem de Teatro melhor espetáculo de Teatro em 2009, com o espetáculo teatral Uma vez, nada mais, cuja atriz recebeu o prêmio de Melhor Atriz; em 2011 com o grupo Panacéia Delirante levou o nome da Escola de Teatro à Bielorússia onde recebeu o Special Prize for Innovation and creativity, no VIII International Student Theatre Festival, com o espetáculo Dorotéia.

Foi Curadora do Edital 2007 da CAIXA Cultural e Avaliadora do XI Festival Recife do Teatro Nacional. Integrou a Comissão de Seleção do I Festival Nacional de Teatro da Bahia, do Edital do Núcleo de Teatro do Teatro Castro Alves/BA; a Comissão Julgadora do XVI Prêmio Braskem de Teatro/BA; a Comissão de Debatedores da XI, XIV e VIII edições do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga/CE.

Participou, juntamente com o Prof. Dr. Sérgio Farias, da Elaboração do Projeto Político-Pedagógico para a ECOA-Sobral (2008), referente à concepção de Cursos de Graduação em Teatro na Universidade Estadual Vale do Acaraú. Integra a equipe de pesquisadores orientadores do CNPQ/PIBIC com projeto de pesquisa: Da Negação do Amor: Um Estudo da Anatomia Emocional das Personagens da peça Dorotéia de Nelson Rodrigues.

Dirigiu interinamente o Departamento de Teatro da Fundação Cultural do Estado, sendo co-autora do Projeto Bahia em Cena. Durante os períodos compreendidos entre 1996/8 e 1998/2000, ocupou o cargo de Chefe do Departamento de Fundamentos do Teatro da Escola de Teatro da UFBA. Durante seu percurso, ministrou cursos de voz e interpretação para diversos grupos profissionais, além de integrar a equipe de professores dos Cursos Livres de Teatro a partir da década de 80, no Teatro Castro Alves e na Escola de Teatro.

Com o GRUPO AVELÃS E AVESTRUZ, juntamente com Márcio Meireles e Maria Eugênia Millet, desenvolveu um projeto de pesquisa sobre o trabalho do ator que culminaram nos espetáculos “Rapunzel”, “Alice — Fantasia Dramática”, “O Pai”, “Horácios e Curiáceos”, “Baal” e “Salomé”, todos dirigidos por Márcio Meirelles. Foi diretora do GRUPO CEREUS - projeto de investigação teatral – com o qual realizou os espetáculos: “O Homem Nu: Suas Viagens”, “Bal Trap: o Jogo”, e “A Incrível Viagem”.

Dirigiu montagens dos cursos de graduação e extensão da Escola de Teatro da UFBA tais como “A Falecida” de Nelson Rodrigues; “O Buraco é Mais Embaixo”— Prêmio Destaque no XI Festival Universitário de Blumenau/SC, Melhor Espetáculo no IV Festival de Teatro de Ilhéus/BA, indicação para Melhor Espetáculo Infanto-juvenil e Melhor Autor, do Troféu Bahia Aplaude; “Os Sete Gatinhos”, de Nelson Rodrigues; “Idas & Vidas” - Melhor Direção no Prêmio Braskem de Teatro 2002, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Ator no Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga/CE; e “Larilará Macunaíma Saravá”.

Foi premiada ainda com os espetáculos: “Isso Assim Assado no Inferno”, de José de Carvalho - Prêmios de Melhor Espetáculo e Melhor Atriz (Maria Menezes) do V Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga/CE; show No Arco da Lua a Linha do Sol, com a cantora Márcia Castro - Melhor Direção Artística do Troféu Caymmi/2004, e Prêmio de Revelação; e indicada como Melhor Atriz no Prêmio Braskem de Teatro, por sua atuação na peça “Comédia do Fim”, direção de Luiz Marfuz. 


Consulte o currículo completo na Plataforma Lattes do CNPq




Um comentário: